Fazenda São Fidélis - Paraíba do Sul RJ

  
A história da São Fidélis tem início nas primeiras décadas do século XIX, quando ainda as terras da fazenda pertencia ao Capitão Mor Manoel do Vale Amado, proprietário que deu início as atividades agrícolas na fazenda. A atual casa sede foi edificada em 1847 pelo segundo proprietário, Jacinto Alves Barbosa, o Barão de Santa Justa. O barão começou sua vida como simples tropeiro, mas se tornou proprietário de uma das maiores lavouras cafeicultoras da região. Além da São Fidélis, o barão possuia outras fazendas, entre elas: Santa Justa, São Felipe, Monte Cristo e do Ribeirão, que juntas possuiam mais de 1.506.000 pés de café, e mais de mil cativos. Após a morte do barão em 1872, a fazenda foi herdada por uma de suas filhas, Maria Jacinta. No iníco do séc. XX a monocultura do café foi substituido pela criação de gado leiteiro, atividade que permanece até os dias atuais.

Localiza-se na Rodovia RJ 151, km 13 – Engenheiro Carvalhaes

3 comentários:

Phil Scott disse...

Ótimo post Nikson. Eu estava mesmo atras de alambiques na região. Pode indicar alguma outra fazenda que produz cachaça no VdP? A Santa Rosa ainda o faz? Na pesquisa do site, não achei a São Fernando. V. já fez algo sobre ela? Continue o bom trabalho!

Nikson Salem disse...

Olá Phil, já estive na São Fernando, mas ñ registrei imagem na época, por isso ainda ñ está no site. A Santa Rosa ainda produz cachaça. Aqui em Barra Mansa temos a Fazenda Rochinha, e distante 20km temos a Fazenda Resgatinho,já em Bananal SP. Duas fazendas que produzem excelentes cachaças! Confira esta postagem sobre a Resgatinho.
http://www.futepoca.com.br/2009/02/momento-do-me-resgatinho.html

IMP Corretora disse...

Por favor como chego na fazenda? Qual bairro ou próximo a qual ponto de referencia? Possui telefone para contato?