Fazenda Santo Antônio do Paiol - Valença RJ


A Fazenda Santo Antonio do Paiol pertenceu ao comendador Manoel Antonio Esteves, negociante em Vassouras que depois casou-se com a filha de Francisco Martins Pimentel Fazendeiro de café que posuía vastas terras em Valença e deu as de Santo Antonio como dote de casamento. Manoel construiu a sede desta fazenda entre 1840 e 1850. Manoel Antonio Esteves foi um dos grandes investidores na fundação da Ferrovia União Valenciana inaugurada em 1871 e que lhe rendeu a comenda de Cavalheiro da Ordem da Rosa. A fazenda possui grande acervo de valor histórico e mantém um museu relativo a vida da propriedade no século XIX e XX, acervo este cuidadosamente preservado pela última pessoa da familia Esteves Sra. Francisca. Atualmente, com uma área de aproximadamente 30 alqueires, a fazenda pertence a uma entidade religiosa, dom Orione da Divina Providência, e tem como principal atividade econômica, a pecuária leiteira, uma pequena lavoura de café, retiro religiosos e turismo cultural. Informações: Frei Geraldo Magela - Tel: (24) 2458-4720

2 comentários:

Phil Scott disse...

coisa rara de ver, são os coletores e calhas d'água, nestes casarões antigos. Me lembro de que na Faz Santa Maria tinha, mas apenas parte deles... ofereciam excelentes duchas quando chovia ! A fazenda Paiol está aparentemente muito bem preservada! Parabéns!

Ewerton Madeira disse...

Em relação ao nome da entidade religiosa é "Orionita ou Pequena Obra da Divina Providência." Cujo o fundador da Congregação Orionita é São Luis Orione.