Fazenda São José do Pinheiro - Pinheiral RJ

Propriedade do Comendador José Joaquim de Souza Breves, a fazenda São José do Pinheiro, datada de 1851, foi uma das mais suntuosas e prósperas do Vale do Paraíba Fluminense. Quando esteve na propriedade em 1859, o viajante português, Augusto Emílio Zaluar descreveu: "A casa do Sr. Comendador, não é uma habitação vulgar da roça; é um palácio elegante, e seria mesmo um suntuoso edifício em qualquer grande cidade. Situada sobre uma eminência, domina o vasto anfiteatro de montanhas que a circundam, e revê-se por assim dizer nas águas do orgulhoso Paraíba, que, poucas braças em frente, murmura seguindo o impulso de sua rápida correnteza. Duas pontes que se encontram sobre uma ilha no meio do rio, dão passagem mesmo em face da casa do Sr. Comendador Breves, de uma para outra margem. O aspecto que esta vista apresenta é realmente pitoresco e faz um efeito admirável a quem contempla com olhos de artista”. Escadarias de mármore levavam à varanda em frente a sala de espera, adornada com retratos de suas majestades, o Imperador e a Imperatriz. No salão nobre da fazenda havia grandes espelhos de Veneza, ricos candelabros de prata, lustres, mobília, tudo como os que ornavam os palacetes da Corte, na capital do Império. Com uma produção de 90 mil arrobas de café, a fazenda contava com Em 1870, com a chegada do transporte ferroviário, surgiu a Estação de Pinheiro, e assim ao seu redor, pouco a pouco foram surgindo algumas moradias, era o início da Vila Pinheiro. Em 1879, faleceu o Comendador, sem deixar herdeiros.
Dados cronológicos:
1890 - As terras da fazenda foram declaradas de utilidade pública.
1891 - A casa sede foi adquirida pela Fazenda Federal.
1895 - Os moradores da Vila procuraram a Inspetoria Geral de Terras e Colonização para regularizar o domínio útil dos terrenos e fazer novos arrendamentos.
1897 - A Pinheiro foi cedida ao Ministério da Guerra, nela passando a funcionar um Hospital Militar.
1899 - Passou para o Ministério da Agricultura, que em 1909, nela instalou o Posto Zootécnico Federal de Pinheiro.
1910 - Foi criada a Escola Média de Agricultura, Agronomia e Veterinária de Pinheiro, que formou sua primeira turma em 1914.
1916 à 1918 - Funcionou a Escola Superior de Agricultura e Veterinária.
1918 - Escola Superior de Agricultura e Veterinária, foi transferida para Niterói, sendo inaugurado em Pinheiro, o Curso Complementar Patronato Agrícola, destinado à educação de menores desvalidos.
1941 - Nasce o Aprendizado Agrícola “Nilo Peçanha”.
1968 - O Colégio passou a ser subordinado a UFF (Universidade Federal Fluminense).
1985 - O antigo prédio da Fazenda e suas terras, foram cedidas pelo Ministério da Agricultura a esta Universidade, por 20 anos.
1986 - Um incêndio de grandes proporções, destruiu parcialmente a sede da Fazenda, tendo o fato se repetido em 1990.

Hoje, o Casarão encontra-se em ruínas.

Nenhum comentário: