Fazenda de Sant’Anna – Rio Claro RJ


A Fazenda de Sant’Anna, cuja construção se iniciou em 1821, e terminou em 1840, foi a residência de Joaquim Gonçalves de Souza Portugal. Após se casar, Joaquim deixou a fazenda de seu pai, e foi morar na Sant’Anna, ficando assim mais perto de seus cafezais. Rica propriedade no passado, a Sant’Anna contava com engenhos de café e de aguardente, moinho de fubá e de milho, tulhas, terreiros e senzalas. Poucos metros a frente da casa sede está o cemitério, onde há uma Capela construída de pedra e cal, é o jazigo da família, e no qual repousam os primeiros “Portugal”. O casarão é de aspecto comum da época colonial; e está dividido em 6 salas, 18 quartos, cozinha, copa, dispensa e demais serventias. Na ala direita da casa se encontra a Capela; em vasto salão decorado com simplicidade, ao fundo do qual por uma entrada em arco, se destaca o altar, onde se vê a imagem de Sant’Anna. Em visita a essa Capela, esteve na fazenda em 1876, o Bispo Diocesano D. Pedro Maria de Lacerda, que após pernoitar alguns dias, seguiu viagem para a Vila de N. S. da Piedade do Rio Claro.


9 comentários:

off road bikers disse...

Pena que como muitas outras fazendas esta se encontra escorada e no meio do mato. Interessante a historia do cemiterio, passamos na frente e não paramos para ver de perto.

DESENTERRANDO A HISTÓRIA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Histórias Antigas disse...

Tenho inúmeras fotos desta fazenda. Sou historiadora no município de Rio Claro/RJ. Abraços. Lisabete

Anônimo disse...

Sou da Familia Portugal e tenho várias fotos.

ELIAS disse...

TBM SOU DA FAMILIA PORTUGAL E GOSTARIA DE VER ESTAS FOTOS NAO TENHO NENHUMA ANTIGA

ELIAS PEREIRA disse...

SE POSSIVEL ME ENVIE VIA EMAIL EVANGELISTA-ELIAS@BOL.COM.BR ABRAÇOS ELIAS

ELIAS PEREIRA disse...

EMAIL COM LETRAS MINUSCULAS

Unknown disse...

Estive nesse local na sexta de carnaval de 2018, gosto de história e gostaria de receber as fotos antigas da fazenda. Tktk1010@hotmail.com

Anônimo disse...

Sou neta de OTTO Portugal.gostaria sr receber fotos da família