Fazenda Santa Felícia - Barra do Piraí RJ

O senhor David Reis, proprietário da Santa Felícia, entrou em contato com o blog e gentilmente nos passou algumas informações:
"Podemos chamar a Santa Felícia de Data, ou seja, propriedade menor que as grandes fazendas produtoras de café no Brasil Imperial, mas que juntamente a outras ‘datas’ tinha peso significativo no total da produção cafeeira. Muitas vezes o café produzido nestas propriedades era comercializado através das grandes fazendas. Estamos em processo de recuperação/restauração do casarão, com recursos próprios. Durante décadas a construção fora muito maltratada e ficou sem manutenção, com grande prejuízo ao conjunto, que é feito de vergas retas, janelas e portas lisas, paredes de pau a pique, beiral simples, fundação em madeira. Considero-a de grande beleza e com total harmonia nas dimensões, mesmo sendo uma casa bem mais modesta que os casarões das grandes fazendas do ciclo do café. Devido também a obras de aterros pela rodovia, houve prejuízos na estrutura, com acentuados recalques em sua fundação. Isto exigiu que antes do início da recuperação de suas portas, janelas, assoalho, forro, paredes, etc, que fizéssemos o nivelamento de sua base (barrotes, travessas e vigas), com o uso de ‘macacos hidráulicos’. Durante este processo de erguimento da casa houve o desprendimento de seu emboço, e daí algumas pessoas imaginarem que ele nunca existiu. O trabalho é lento, mas em 2011 espero retornar com o aspecto original da casa, incluindo também as originais janelas tipo guilhotina".

2 comentários:

Bananal, my history, my city, my life. disse...

Sempre admirei esta casa!

martin disse...

Durante um tempo eu cheguei a pensar que esta casa era uma réplica de fazenda, talvez pela ausência do reboco nas paredes, o que não tira o encanto desta maravilhosa construção.