A primeira postagem de Narrativas de Viagem traz Augusto Emilio Zaluar (1826-1882). 
Escritor, tradutor, poeta, romancista, jornalista, possuía talento múltiplo e vivacidade de estilo. Nascido em Lisboa, emigrou para o Brasil em 1850 e naturalizou-se cidadão brasileiro em 1856.



Barra Mansa RJ - 1859

A Barra Mansa é no entanto uma das povoações de aspecto mais agradável que tenho visitado no interior. A estrada de ferro de D. Pedro II, que tem de cortá-la de um extremo a outro, será para esta povoação de certo um grande incentivo de progresso.

Resende RJ - 1859

O município de Resende, se não é dos mais ricos da província, é pelo menos aquele em que as fortunas estão melhor repartidas. Aqui não há milionários nem indigentes; há remediados. Que magníficos elementos de prosperidade local, se seus habitantes fossem mais empreendedores e aspirassem com mais animo ao empenho que avigora as povoações modernas. A hora há de soar, ainda que mais tarde, e a civilização sairá da roça pelo triunfo da soberania industrial e pelo engrandecimento do comércio e da lavoura.

Bananal SP - 1860


Na povoação de Bananal o trato de seus habitantes é ameno e afável, há um grande número de cavalheiros ilustres, que muito honram não só o município como também o país. A sociabilidade porém é muito limitada, o que dá um aspecto monótono à povoação. Dizem-me que nas fazendas é mais animado.

São José do Barreiro SP - 1860

Este pequeno núcleo de população, protegido pela sua trincheira natural de morros, vive contente e feliz, aspirando o ar da liberdade e realizando com seus fracos recursos os melhoramentos que a civilização aconselha aos seus interesses e bem estar.

Areias SP - 1860

Uma cidade talvez mais comercial do que Resende, a mais importante neste ramo de todas as povoações que conheço para este lado; grande número de lojas, e bem fornecidas, adornam suas principais ruas. Na cidade existe uma botica (farmácia) abundantemente fornecida, e uma padaria onde se fabrica pão tão perfeito como nas melhores do Rio de Janeiro. Areias tem duas escolas públicas de instrução primária, uma do sexo masculino, outra do sexo feminino.

Nenhum comentário: