Igreja de São Joaquim da Grama - Rio Claro RJ

A igreja, originalmente pertencente à fazenda de São Joaquim da Grama, foi construída pelo comendador Joaquim José de Souza Breves em 1809, com a finalidade de receber seus restos mortais. A igreja é um exemplo de arquitetura religiosa neoclássica, onde destaca-se a presença do frontão triangular na fachada e a simetria em suas torres, dada a repetição de um e outro lado do eixo de composição. Há a presença de afrescos e de adornos dourados, um pouco de remanescente do estilo barroco. Seu frontispício era constituído de uma sacada sobre o pórtico, ambos em forma de arcos. Seu conjunto arquitetônico encontra-se em estado de abandono, que resultou na degradação de todo o seu acervo artístico. A preservação, apesar da escassez de recursos, é necessária, devido à construção ser uma das mais importantes igrejas rurais do século XIX no estado do Rio de Janeiro, testemunho do poder “imperial” e dos plantadores de café da região. Além disso, a igreja é um monumento de reconhecido valor histórico, artístico e arquitetônico, tombado pelo INEPAC desde 1990.

2 comentários:

AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL disse...

No dia 16 de junho último, visitamos o sítio histórico e arqueológico de São João Marcos, quando foi inaugurado o seu Parque Arqueológico e Ambiental. aproveitamos a oportunidade para uma visita técnica à Capela de São Joaquim da Grama e a fazenda homônima. Infelizmente, constatamos o total abandono dos referidos bens culturais, mesmo levando-se em consideração que a capela encontra-se tombada pelo Estado do Rio de Janeiro.
Sabemos, pois, que a fazenda e a capela têm proprietários. Porém, estão abandonados à própria sorte (que mais parece azar), implorando por restauração e revitalização. quem se candidata a salvá-los do iminente arruinamento? Os seus proprietários deveriam ser chamados à responsabilidade. Estão esperando o que?

Cordialmente,

Professor Paulo Clarindo
AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL
amigosdopatrimonio@gmail.com
(21) 9765-6038 ou 2333-1390

comprar seguidores instagram disse...

Parabéns pelo o blog, adorei... muito bom mesmo!