Casa da Câmara e Cadeia - Areias SP

Areias foi freguesia denominada Santana da Paraíba Nova, criada 1787, em território de Lorena. Posteriormente em 1801 ganhou a denominação de Distrito de Paz. Transformada em Vila em 28 de novembro de 1816, recebeu o nome de São Miguel das Areias, em homenagem à Dom Miguel, filho do Príncipe Regente, Dom João, sendo a única vila criada em São Paulo pelo Monarca. Durante a Revolução de 1842, Areias, assim como as localidades vizinhas, foi tolhida de todas as garantias constitucionais e anexada a Província do Rio de Janeiro, e somente em 29 de agosto de 1843 é que voltou a pertencer ao Estado de origem. Com o aumento da riqueza agrícola, Areias passou à categoria de cidade em 24 de março de 1857. O centro da cidade possui várias construções históricas, e uma delas é datada de 1833, erguida para abrigar a câmara de vereadores em seu andar superior e a cadeia pública no térreo. O prédio também funcionou como Bolsa de Valores, onde era negociado todo o café da região. Em 1857, passou a abrigar a promotoria pública, e teve Monteiro Lobato como promotor de Justiça de 1907 à 1911. Desde 2001 abriga a fundação cultural de Areias.

2 comentários:

Bananal, my history, my city, my life. disse...

Olá Nikson:)
Eu e meus alunos gostaríamos de lhe enviar uma pequena lembrança, primeiros frutos do projeto em Bananal. Acha que posso enviar pelo Eduardo Aguiar?
Sinceros agradecimentos,
Roberta:)

Bananal, my history, my city, my life. disse...

Querido Nikson:)
Eu e meus alunos agradecemos seu carinho com nosso trabalho e enviamos um grande abraço, com a certeza de que ainda faremos contato pessoal aqui em Bananal com sua participação mais ativa no projeto. Não canso de afirmar que seus blogs representam grandes bússolas pedagógicas para professores e alunos da região. Fico feliz que tenha gostado das legendas bilíngues dos alunos, a intenção é que tenham autonomia em 2011 através do curso oferecido pelo Clube Filatélico, para elaborarem as imagens também.