Ponte Nilo Peçanha - Resende RJ

A travessia do Rio Paraíba foi um problema para os moradores de Resende até o início do Século XIX. Em 1821 a primeira ponte de madeira foi construída sobre o rio, mas foi carregada pela grande enchente que atingiu o município em 1933. Depois disso, uma nova ponte de madeira foi erguida, durando até o final do Século XIX. Mas os problemas da travessia só acabaram mesmo em abril de 1905, quando foi inaugurada a Ponte Nilo Peçanha, mais conhecida como Ponte Velha. Pré-fabricada em estrutura metálica importada da Bélgica e trazida de navio, sua construção foi um marco no desenvolvimento da cidade. O nome, Nilo Peçanha, é uma homenagem ao Presidente da época que veio a Resende especialmente para a inauguração. Em abril deste ano, a Ponte completou 105 anos.

2 comentários:

Fernando Lemos disse...

Em 1821 a Câmara "deliberou construir" e iniciou-se a subscrição popular para sua construção. Ela só foi liberada ao trânsito público em 1824. E um detalhe importante que poderia ser acrescentado para que o leitor tenha ideia de nossa diversidade e riqueza ambiental na época: A madeira usada foi a "braúna", cedida pelo Padre Mariano José da Rocha, proprietário das terras onde hoje está o bairro Campos Elísios.

A enchente que destruiu esta ponte, não foi em 1933, mas sim em 1833.

Fernando Lemos disse...

Complementando: Na época da inauguração, 1905, os dirigentes do Estado eram chamados de Presidente do Estado, pois não existia a figura do Governador de Estado.