Fazenda Loanda - Bananal SP

A belíssima sede da fazenda Loanda foi edificada pelo Major José Ramos Nogueira, sargento mor da Imperial Guarda de Honra de D. Pedro I, Cavaleiro da Ordem de Cristo, nascido em Resende, em 1787 e casado com Domiciana Leopoldina da Conceição. Nesta propriedade nasceu seu filho Pedro Ramos Nogueira, futuro Barão de Joatinga. Pedro Ramos Nogueira estudou no Colégio Pedro II e, posteriormente, em 1841, na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, sem, no entanto, concluir o curso, por motivos de saúde. Desde os primeiros tempos de escola, interessou-se por política, participando, como cabeça de um motim estudantil no colégio Pedro II, por causas liberais. Liberal por princípio e temperamento foi político de destaque em Bananal, membro ativo do Partido Conservador a partir de 1861, depois de ter defendido, por algum tempo, os ideais liberais. Dedicou grande parte de sua vida à política, sempre ao lado de seus dois filhos. Foi proprietário de belíssima ilha em Angra dos Reis, chamada Ilha de Joatinga, famosa em sua época, com enorme casa de sede toda em mármore branco. Recebeu o título de "Barão de Joatinga" por decreto de 28 de março de 1877, ocasião em que doou a importância de 10:000$000 à instrução pública. Para comemorar, seus cunhados se reuniram e ofereceu-lhe, bem como à D. Placídia, grande baile com toda a pompa de Bananal dos velhos tempos; Pedro Ramos Nogueira viveu com sua família na Fazenda Loanda, onde cresceram seus filhos e onde veio a falecer. Após sua morte, a fazenda passou pelas mãos de vários proprietários, até chegar, no ano de 2000, a Pedro Teixeira que, tendo como principal objetivo recuperar um bem histórico para as atuais e futuras gerações, desenvolveu a sua restauração, atento aos mínimos detalhes.
Aberta a visitação guiada, mediante agendamento.
Contatos: (12) 31161747 ou (12) 31163252
http://www.fazendaloanda.com

3 comentários:

Bananal, my history, my city, my life. disse...

Nikson,
Ainda não conheço a Fazenda Loanda. Fiquei maravilhada com sua postagem. Como já havia comentado, seu blog oferece belos enquadres fotográficos e textos com ótimos recortes históricos. Seus dois blogs representam importantes ferramentas pedagógicas da região. Eu e meus alunos enviamos nossso respeito e te homenageamos com o título de "Grande e Nobre Amigo da Escola. Sucesso sempre.

ABATUR disse...

Parabens Sr, Nikson Salem, belo trabalho, de divulgação das Fazendas do Ciclo do Cafe, do Vale Paraiba Paulista e Flumininse.
Gostaria de pedir , que divulgase o Bolgspot Solar Aguiar Vallim,de Bananal, O qual tem tudo a ver com linha de divulgação. Adorei e vou rewcomendar visitas a esse blog.Reinaldo da Abatur.Meu tel. 12 3116 1602.

MARIA APARECIDA FONSECA RIBEIRO disse...

É, REALMENTE, MAJESTOSA! MUITO BEM CUIDADA.. VALE A PENA VISITAR! E, SEGUNDO INFORMAÇÕES, O ACESSO SERÁ ANDA MELHOR COM RECEPTIVO PARA TURISTAS... VOLTAREI!