Fazenda Santo Inácio - Rio das Flores RJ

Quando erguida por Antônio Vieira Machado de João de Sá Barbosa em 1830, a fazenda até então denominada “Santo Antônio da Paciência”, possuía engenhos de pilões, paióis, senzalas, tulhas etc. Passados dez anos, vendeu-a ao casal Ignácio Pinheiro de Souza Werneck e Francisca Luiza de Jesus (filha do primeiro Barão de Palmeiras), que mudaram o nome da fazenda para “Santo Ignácio”. Com os Werneck, a fazenda prosperou e tornou-se uma das mais importantes da antiga Freguesia de Santa Tereza de Valença, atual Rio das Flores. Em 1877, faleceu Ignácio, deixando a fazenda para a viúva. O casal não teve filhos. Seu inventário post mortem nos revela uma fazenda modesta nas instalações, porém, bem desenvolvida na produção. O cafezal da fazenda era formado por 200 mil pés de café, trabalhados por 153 cativos. A proprietária, D. Francisca Luiza de Jesus, faleceu em 1882, e desde então a fazenda teve vários proprietários. Atualmente a fazenda realiza almoço para empresas, grupos, eventos e festas em geral, com hospedagem familiar.
Rodovia RJ145, s/n - Rio das Flores RJ - Tel.:(24)2458-1307

4 comentários:

Laís disse...

Linda...Arquitetura preservada...

Irani e Marcus RJ disse...

Fazenda linda, hospedagem maravilhosa, comida deliciosa e acima de tudo anfitriões que nos receberam como pessoas da familia, eu recomendo, agradeço e eu meu marido e meu filho mandamos um abraço e um beijo a todos com muito carinho e amor te amamos Familia Fazenda Santo Inacio.

Irani, Marcus e Marquinhos, Rio de Janeiro

Seção de Planejamento Licitações e Contratos CAEx disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andreia Santos Lourenço disse...

Lugar aconchegante, belo e nostálgico. Fiz uma viagem no tempo com a decoração e a arquitetura antigas. Além de tudo isso, a hospitalidade e atenção que recebemos foi espetacular. Tudo parece perfeito incluindo o almoço que deixa qualquer um babando.
Andreia Santos