Fazenda do Castelo - Resende RJ

Situada na entrada da cidade de Resende, a casa de 26 cômodos possui jardins na fachada principal e numa das laterais. Os elementos principais de sua fachada são as escadarias em mármore de carrara e azulejos portugueses. Construída em 1836, a Fazenda do Castelo é o imóvel histórico melhor conservado da cidade. É conhecida como Fazenda do Castelo, devido aos grossos muros com arremate superior que lembram as ameias de castelos. Anteriormente era conhecida como “Chácara do Alambarí”. Possui interessantes jardins de viés francês e um imponente jardim frontal. Esta Fazenda não produzia café, concentrando-se nela um pólo de beneficiamento do café da região.

4 comentários:

Neusa disse...

Como é bom ver essas imagens!
Resgatar nosso passado e ver a imponência dessa època!

qc.quirino disse...

ADOREI ENCONTRAR SEU BLOG...SOU ESTUDANTE DE HISTÓRIA EM RESENDE E MEU TRABALHO SERÁ SOBRE A FAZENDA DO CASTELO...PARABÉNS!!!

Estreladoamor disse...

Fazenda do Castelo encontramos um pouco da história do Brasil, remontando a época Imperial. Em 1933 o então Marechal José Pessoa lançou a "Pedra Fundamental" da Academia Militar das Agulhas Negras na época se considerava o local ideal para a construção de uma nova Escola Militar. Parabéns pelas fotos, conhecerei este local pessoalmente.

Karen Duarte disse...

Boa tarde, Nikson Salem tudo bem?
Li em seu perfil que você escreveu um livro sobre Barra Mansa. Gostaria informações sobre a maneira de comprá-lo, ou se está disponível em alguma Biblioteca. Faço GRaduação em História pela UNIRIO, modalidade à distância, pólo Resende. O meu tema do TCC é sobre a conservação do patrimônio cultural na nossa região e seria-me útil. Grande abraço, Karen