Fazenda da Taquara - Barra do Piraí RJ

A sede da Fazenda Taquara foi construída, provavelmente, na década de 1830, em forma de quadrilátero, com jardim interno, sob a influência da arquitetura colonial das Minas Gerais, oriunda do século XVIII. Seu proprietário, o Comendador João Pereira da Silva, tinha chegado de Portugal no início do século XIX, em companhia de Joaquim José Pereira de Faro – futuro barão do Rio Bonito. Estabeleceram-se eles na região de Barra do Piraí, na mesma época que o café começou a ser plantado no Vale do Paraíba. Segundo o inventário do Comendador, falecido em 1865, faziam parte das suas propriedades as fazendas Campo Bom, Ipiabas e da Nova Prosperidade, chamada de Taquara. O nome Taquara foi dado pelos escravos, devido à abundância nas terras da fazenda de um bambu fino, que era assim denominado. Ela permanece, ainda hoje, sob o domínio da família do Comendador. Com quase dois séculos de existência, a sede, ainda em perfeito estado de conservação, preserva sua história, com seus móveis, documentos e retratos originais. Outra peculiaridade desta propriedade é ser hoje um centro de produção de café, como no século passado, além de desenvolver atividades de granja de frangos e suinocultura.
Localização: Estrada de Barra do Piraí-Valença (RJ-145), Km 2
Tel: (24) 2443-1221 ou (24) 9826 3330

Email: m.taquara@ig.com.br

6 comentários:

Neide disse...

Amei , gostaria de visitar com um grupo

Anônimo disse...

NOEMIA JA CONHEÇO E LINDA

Veronica Arteira disse...

Estive lá hj. Gostei muito!

Anônimo disse...

eu vou num passeio na escola la estou super enteresada

Robert and Claire Redmond disse...

My wife and I visited the fazenda as part of a holiday we had won. The proprieters were so nice and welcoming and very informative about the history of their coffee farm and the surrounding area.
It was one of the highlights of the holiday for us, and the food (and of course coffee)was delicious.I brought back not only fond memories but also a couple of recipies to try out.

FAZENDA DA TAQUARA disse...

AGRADECEMOS A TODOS OS COMENTÁRIOS À FAZENDA DA TAQUARA E GOSTARÍAMOS DE ATUALIZAR OS CONTATOS PARA AGENDAMENTO: (24) 2443 1221 / 9826 3330,email m.taquara@ig.com.br E TAMBÉM VISITEM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: Fazenda da taquara - Visita Histórica