Ponte dos Arcos - Conservatória RJ

A ponte dos arcos foi construída entre 1877 e 1883, pela extinta estrada de ferro Santa Isabel, foi inaugurada por Dom Pedro II em 1884, e desde que passou por ela o último trem em 1963, a ponte se tornou uma atração turística da localidade, sendo uma das mais antigas pontes da rede ferroviária que ainda se conserva em pé. A Ponte dos Arcos possui 100m de extensão, 12m de altura e 4m de largura e foi construída em pedra, cal e óleo de baleia. Compõe-se de dois arcos plenos, construídos à maneira egípcia, com pedras justapostas, funcionando a tração e compressão. Sua base é constituída de grandes pedras sobrepostas e o corpo da ponte com pedras menores e roliças, situa-se na estrada Conservatória / Santa Isabel do Rio Preto, as margens do rio da Prata, junto a uma pequena cachoeira, entre morros.

3 comentários:

GVERONESE disse...

Maravilha de cenário e obra de engenharia admirável, considerando a época em que foi construída. Tomeinconhecimento pelo comercoalnda Nextel. Sentinfalta de mapa e informações de como chegar no local da ponte. A foto está muito boa. Parabéns.

Gilberto Veronese

Anônimo disse...

GVERONESE a obra é realmente muito bonita. Merece uma melhor preservação por tratar-se de uma obra histórica e atração turística de Conservatória (sub-distrito de Valença, estado do Rio de Janeiro).
No Google Earth é possível observar a localização exata dessa obra. Fica à Noroeste de Conservatória, sobre a rodovia RJ-137.

Eduardo ALVES DIAS disse...

Esta bela ponte, projetada pelo quarto filho do José Marcelino da Costa e Sá que foi primeiro e único Visconde de São Cristóvão, chamado Marcos Thomaz da Costa e Sá, que em 1877 era engenheiro na “Estrada de Ferro Passa Vinte.
Hugo Forain Junior
h.forain@infolink.com.br