Solar Comendador Aguiar Valim - Bananal SP

Construído em 1855 pela família Aguiar Valim, o solar vivenciou a riqueza de uma época, recebia em seus salões nobres autoridades do Império. Ocupa toda a face do largo do Rosário (praça Rubião Júnior). Apresenta características neoclássicas, suas portas principais são em arco pleno e a escada principal tem lances simétricos. Possui um salão de baile e coreto para orquestra, no segundo andar 16 portas dão para uma sacada de ferro fundido, um majestoso hall e murais feitos pelo artista catalão José Maria Villaronga, com um primoroso acabamento. O prédio já abrigou o Grupo Escolar Coronel Nogueira Cobra e também a Prefeitura Municipal. Tombado pelo Condephaat em 1976, o solar hoje está totalmente reformado e aberto à visitação.

3 comentários:

Anônimo disse...

as fotos sao perfeitas...mas nao esta escrito muita historia dele

Anônimo disse...

gostaria de saber o que funcionou por lá...
soube que um tempo seria um hotel, é verdade?
agradecida
responder para marierpc6@hotmail.com

Nikson Salem disse...

*Em minhas pesquisas, nada li a respeito do Solar Aguiar Valim ter abrigado um hotel, o prédio já abrigou o Grupo Escolar Coronel Nogueira Cobra e também a Prefeitura Municipal.

*No Solar Comendador Luciano José de Almeida, localizado em frente a Praça Pedro Ramos, funciona o Hotel Brasil desde 1928.