Fazenda São Luis - Barra do Piraí RJ

A casa grande foi construída num vale, em terreno com pequena declividade, junto ao córrego que a abastece. Outrora, a composição do quadrilátero era formada pela casa grande num dos lados, onde as senzalas ocupavam os outros dois. No centro do quadrilátero existiam 3 terreiros para secagem do café. A tipologia arquitetônica da sede apresenta um aspecto comum a várias construções rurais desta região: o neoclássico, estilo oficial da capital do Império. A varanda lateral, acrescida no final do século, apresenta interessante guardacorpo, assim como lambrequins ao gosto da época. A fazenda São Luis, datada de 1860, foi construída pelo comendador Luiz da Costa e Souza. A sede da fazenda se encontra em precário estado de conservação. Localiza-se no distrito de São José do Turvo, e não está aberta à visitação.

5 comentários:

Marcia disse...

Parece abandonada... quem será o dono?

Nikson Salem disse...

O interior da fazenda ainda está pior que a fachada, o piso do segundo pavimento está cedendo!
A proprietária da Fazenda mora no casarão, mas infelizmente não possui recursos para mantê-lo.

Isa disse...

OLá! Gostaria de visitar este local. Como faço para chegar?
obrigada

Lia Garcia disse...

Oi! Fiquei encantada c/ as fotos e saudosa dos meus tempos de camponesa. Parabéns! Pêla escolha da fazenda, conteúdo e fotos.

biel disse...

ola sabe se a propietaria vende? tenho fotos de uma estaçao antiga em valença na estrada para rio preto que fica em pentana ou pentagna.meu email:ndrade1@hotmail.com