Igreja Matriz de Santana - Piraí RJ

A atual matriz de Sant Anna nasceu de uma primitiva capela de madeira nas terras da Fazenda de Domingos Álvares Louzada hoje Praça Domingos Mariano por volta do ano de 1772. Foi José Luiz Urbano homem rico e poderoso um dos senhores de engenho de Piraí o fundador da primeira capela de Sant Anna. Data de 1776 a chegada do Pe. Dr. João Pinto Rodrigues ao Arraial de Piraí que benzeu a capela que ficou porém 22 anos pobre e sem patrimônio até a chegada da provação do Governo Imperial concedendo à humilde capela o patrimônio de 100 braços de terra e que somente através da Resolução Régia de 1817 foi a Paróquia de Sant Anna de Piraí aprovada e confirmada.

2 comentários:

Louzada disse...

Gostaria de saber se há registro de casamento de Joaquim Nicolau Santiago Louzada casado em 11/06/1842 com sua prima Maria Perpétua de Jesus Lima nesta igreja, pois este é o meu tataravô e estou procurando ha muito tempo por informações dele.
Licinio S. Louzada
vcdmnqs@gmail.com

JULIO CESAR disse...

Gostaria de saber se é possível localizar o informação do casamento do meu bisavô JOSÉ BITTENCOURT RIBEIRO, filho de João Bittencourt Ribeiro e Prefuta Deolinda da Silva com minha bisavó BENEDITA EUGENIA RIBEIRO filha de Fermino Ribeiro e de Eugenia Maria da Conceição por volta de 1920 a 1925, afinal não deve ter tantos casamentos assim nesta época.