Solar, Sobrados e Casarões - Areias SP

Solar do Capitão-Mor - Erguido em 1798 é um dos raros solares com três pavimentos, sendo que o último funcionava como um mirante. Em 1888 foi palco de uma das últimas festas da monarquia organizada pela princesa Isabel para comemorar a abolição da escravatura. Com sua arquitetura preservada, o sobrado é hoje o Hotel Santana; o "Hotel Imperial de Areias".
Um dos mais belos casarões da cidade, sua construção é de 1863, já funcionou como hospital, correio e cinema, hoje é sede da Escola Estadual Barão da Bocaina.
Por muitos anos funcionou neste casarão de 1825 a santa casa de misericórdia, e após ser restaurada em 1997 passou a sediar a Escola de Educação Infantil.
Prédio da Prefeitura Municipal - Construção de meados do século XVII, feita, em taipa-de-pilão e estilo colonial, para ser residências, lembra o apogeu do ouro e do café na região. Tombada pelo CONDEPHAAT em 1982.
Sobrados da Rua XV de Novembro - Construção do final do séc. XIX feita em taipa-de-pilão e paredes de pau-a-pique. E em 1908, Monteiro Lobato, recém-casado com Maria Pureza, residiu no casarão nº35, ao lado do sobrado da esquina.
Localização: Rua XV de Novembro, ao lado da Igreja Matriz.

3 comentários:

Volnei Almeida disse...

Eh aí Nikson, tudo bem!
Valeu pela companhia no passeio de domingo.
As fotos ficaram maneiras.
Parabéns pela postagem, poucas palavras, mas muito bem explicado.
Tenho boas lembranças de "Areias". Rsrsrs...

Volnei Almeida

Rodrigo Souza disse...

Equívoco, kkkkkkkkkkkk

O Monteiro Lobato, jamais morou neste sobrado.
Alí mora minha avó com 98 anos.
Estão mal informado, ele morou próximo ao antigo Primec, como mostra a foto CASA DA CULTURA.

Nikson Salem disse...

Caro Rodrigo, Monteiro Lobato ainda solteiro em 1907, residiu no sobrado anexo ao hotel Sant'Anna. E em 1908, Monteiro Lobato, recém-casado com Maria Pureza, residiu no casarão nº35, ao lado do sobrado da esquina.

*Fonte: Areias, berço do café no vale do Paraíba Paulista - Guido Gilberto do Nascimento